Minha alma proclama a grandeza do Senhor

Pin de Zenaide Sandes em Nossa Senhora, minha Mãe! | Ser amado ...


Hoje inciamos o mês de maio de 2020, ano da pandemia do coronavirus.

Esse mês, para nós católicos ocidentais, é considerado o mês mariano.
Mês que intensificamos nossas orações à mãe de Deus, a mãe de Jesus. Rezamos o terço, não pelo terço, mas para meditarmos os mistérios da vida de Jesus. Maria acompanhou todos os passos do filho, seja à distância, seja mais de perto.Os evangelhos não nos narram se Maria acompanhava Jesus nas suas andanças. Podemos supor isso. Ou não.
Mas, nesse tempo que vivemos hoje, sempre me salta os olhos a grande oração de louvor que essa jovem mulher da palestina fez. Essa oração está no evangelho de Lucas, e reproduzo aqui.

O cântico de Maria

Então Maria disse: «Minha alma proclama a grandeza do Senhor, meu espírito se alegra em Deus, meu salvador, porque olhou para a humilhação de sua serva.

Doravante todas as gerações me felicitarão, porque o Todo-poderoso realizou grandes obras em meu favor: seu nome é santo, e sua misericórdia chega aos que o temem, de geração em geração.

Ele realiza proezas com seu braço: dispersa os soberbos de coração, derruba do trono os poderosos e eleva os humildes; aos famintos enche de bens, e despede os ricos de mãos vazias.

Socorre Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, - conforme prometera aos nossos pais - em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre.»

Esse é o texto mais longo colocado na boca de Maria. Ela faz uma oração de louvar, e ao mesmo tempo, coloca os pés no chão, e identifica o anúncio da vinda do messias como o momento esperado pelo povo de libertação. Ela observa na criança que vai nascer alguém com força para fazer os soberbos, mesmo os religiosos soberbos, se confundirem; quanto aos poderosos, aqueles que causam mal ao povo, ele derruba. E derruba porque faz revelar as maldades dos que são contra os humildes, os preferidos de Deus. Aos que se saciam, porque são ricos e não compartilham o que tem, ele manda embora (despede) de mãos vazias. Ao mesmo tempo que eleva os humildes, e sacia os famintos.

E por fim, ela canta a misericórdia do Senhor para com seu povo.

Aproveitemos esse mês para pedir a Maria, mãe de Jesus que abra os olhos para as dores pelas quais estamos passando, e que nos livre de todo mal, e nos livre dos que nos fazem sofrer mais.

Comentários

Postar um comentário

Comentários não pertinentes, de cunho racista, de intolerância religiosa, homofóbico, contra as mulheres, etc não serão publicados.