A nossa Igreja hoje é cheia de regras. De hierarquias. Entretanto, nem sempre foi assim. Os apóstolos receberam instruções durante quatro diretamente de Jesus. Com ele conviveram, andaram. Partilharam alegrias, tristezas, esperanças. Foram aprendendo, aos poucos, o que era o Reino de Deus (ou Reino dos Céus). Foram enviados em missão. Tentaram fazer milagres. Aprenderam o que era perdão, o que era servir, o que era dar a vida pelos outros. Descobriram que existia (existe) um Pai que está nos céus, e que é Pai Nosso. Que esse Pai quer que sejamos perfeitos como ele é perfeito, pois somos feitos à sua imagem e semelhança. Que esse Pai se preocupa com todas as suas filhas e filhos. Que não quer que nenhum se perca. Que enviou seu filho para resgatar aqueles e aquelas que tinham partido para um caminho diferente. Que estavam se afastando da porta do Reino dos Céus. 
Os apóstolos aprenderam que viver meramente as leis não serve para nada. Não são elas que vão nos salvar. Eles aprenderam que o amor ao próximo, que a misericórdia, que o perdão, que viver para o servir é o caminho certo  seguir.
Essa comunidade, depois chamada de Igreja, foi se formando aos poucos, e isso são testemunhas o livro dos Atos dos Apóstolos, as Cartas de Paulo, bem como as Cartas de Pedro, Tiago, João, Judas. Isso sem falar nas cartas dos primeiros cristãos dirigentes, a chamada patrística.
A comunidade dos seguidores de Jesus ia crescendo. O livro dos Atos dos Apóstolos narra isso. Não só mais constituída de judeus, mas de qualquer pessoa que aceitasse a pregação dos apóstolos e que fossem batizados. 
Esse aumento da comunidade começou a gerar conflitos (normal nos ajuntamento humanos). Os cristãos de origem grega, principalmente as viúvas, reclamavam de que não eram bem atendidas pelos judeus. Normal. Eram costumes diferentes, língua diferente, jeito de crer diferente. 
Estes, então, pedem aos apóstolos que isso seja resolvido, pois isso não estava condizente com a pregação e começava a gerar divisão na comunidade.
Pois bem, os apóstolos decidem, então, que os gregos escolham sete homens para assumir o encargo de dar atendimento às viúvas gregas. Isso é feito. 
Após oração dos apóstolos, e imposição das mãos, esses homens começam o serviço. Mas, a palavra diz que crescia o número dos discípulos. E a cada dia, mais gente se juntava ao grupo dos cristãos.

Comentários